Projeto de Naming

Elaboração de nomes que sejam feitos especialmente para conversar com o target e os atrair

O que é um Projeto de Naming?

Um projeto de Naming é um processo estratégico que envolve a criação e seleção do nome ideal para uma marca, produto ou serviço. Vai além da simples escolha de palavras. Considerando fatores como posicionamento no mercado, apelo ao público-alvo, diferenciação e alinhamento com a identidade e valores da empresa.

 

Por que você deve fazer um Projeto de Naming?

Fazer um projeto de Naming é essencial para garantir que sua marca tenha um nome único, memorável e relevante. O nome é a primeira impressão que a sua marca causa, e um bom nome pode impulsionar o reconhecimento da marca, a identificação do público e o sucesso no mercado.

 

Quais são os principais objetivos de um Projeto de Naming?

Criar um nome que seja fácil de lembrar, pronunciar e escrever, transmitir a essência da marca e seus valores, garantir que o nome seja único e distintivo; e, por fim, estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo.

Algumas formas de fazer um Projeto de Naming

O processo de Naming para um projeto, produto ou empresa começa com uma definição do público. A partir desse ponto, são feitas diversas atividades, como brainstorming, avaliação e classificação dos nomes, verificação da disponibilidade e, por fim, sua ressonância com o target.

 

Alguns números de Naming

Aproximadamente 59% dos consumidores preferem comprar novos produtos de marcas em que confiam. Isso indica que um nome de marca forte e confiável pode influenciar as decisões de compra (Fonte: Smallbizgenius).

Empresas com nomes curtos e simples atraem mais acionistas, geram maior valor de ações e têm melhor desempenho em certas medidas financeiras do que empresas com nomes mais complicados (Fonte: Buffer).

5 Principais atributos sobre Naming

  1. Relevância e associação: o nome proposto deve estar alinhado com o negócio, serviço ou produto que apresenta.
  2. Facilidade de pronúncia e memorização: um bom nome deve ser fácil de memorizar e pronunciar. Nomes que não seguem essas regras podem ter problemas para se propagar.
  3. Distinção e Unicidade: o nome deve ser único. Ter um nome parecido com outros concorrentes no mercado pode enfraquecer a identidade de marca.
  4. Nome Neutro: para marcas que visam o mercado global, devem se atentar a pesquisar a fim de notar se o nome pode ter conotações negativas em outros países.
  5. Verificação: antes de terminar, é de enorme importância verificar se o nome está disponível para registro legal e para um domínio na internet.

Em quanto tempo vemos resultados?

A estratégia de Naming pode acarretar resultados tanto a curto prazo, quanto a longo. O que vai diferenciar qual será seu desempenho é o mercado e seu estado.

Como os resultados são medidos?

Utilização de pesquisas e questionários que trazem um feedback dos clientes, número de tráfego online antes e depois da alteração do nome, métricas de mídias sociais.

Como fazemos um Projeto de Naming na iOBEE?

Na iOBEE, nosso Projeto de Naming começa com uma imersão profunda na sua marca, seus valores, missão e visão. Realizamos pesquisas para entender seu público-alvo, analisamos a concorrência e as tendências do mercado. A partir dessas informações, criamos uma lista de nomes potenciais e realizamos testes para selecionar o mais adequado.

3 dicas de como fazer um Naming

  1. Conheça Seu Público-alvo: Entenda as preferências e características do seu público para criar um nome que ressoe com eles.
  2. Seja Original e Distinto: Escolha um nome que se destaque e que não seja facilmente confundido com outros no mercado.
  3. Teste e Valide: Antes de finalizar, teste o nome com um grupo representativo para garantir que ele seja bem recebido e tenha uma associação positiva.

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Processo estratégico que envolve a criação e seleção do nome ideal para uma marca, produto ou serviço.

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